29/11/2013

Agora eu sei


"Eu tenho como lembrança 
mais absurda a gente cantando
no Show da Xuxa com todas 
aquelas crianças alegres e 
inocentes sacudindo as 
vassourinhas e entoando (...) 
tudo o que isso me traaaaz de dor, 
isso me traaaaaaaz de dor (...)."

(Guilherme Isnard)




Sempre fico meio aturdido ao pensar em algumas canções que tinham tudo para amargar o limbo da impopularidade, mas que, na verdade, atingiram um grau de reconhecimento e aceitação que nem os próprios compositores ou gravadoras imaginavam.

Uma dessas canções pertence a uma banda brasileira muito popular nos anos 80. A canção se chama "Agora eu sei", da banda Zero. Antes de lançar essa música no mercado, a banda tinha lançado um compacto que não tinha lá dado tanto retorno de público e nem em termos de radiodifusão.

Então, em meados dos anos 80, Guilherme Isnard (vocalista e letrista) reestruturou a banda, ao mesmo tempo que recebia o convite da EMI para lançar um mini-lp com o seu grupo. Assim, surgiu o primeiro álbum da banda, "Passos no Escuro".

Gravadora e banda apostaram, como música de trabalho, na canção de abertura do álbum, "Cada fio um sonho". Só que aí aconteceu o inesperado. Os programadores de rádio perceberam uma canção que estava meio que escondida no álbum: "Agora eu sei". A canção possuía um tema pesado, uma atmosfera de desencanto, sem nenhum sex appeal para ser sucesso. Só que a faixa tinha a participação, nos vocais, de nada mais nada menos do que Paulo Ricardo, vocalista do RPM, no auge do sucesso, com todos os holofotes voltados para ele. Não deu outra. Começaram a tocar a canção massivamente no rádio. Consequência: o disco do Zero chegou às duzentas mil cópias vendidas (valor impensável para o rock nacional nos dias de hoje).

Na época, inclusive, o Guilherme Isnard se juntou a Renato Russo para fazer uma versão em inglês da canção. Chegaram a esboçar a letra, mas nunca concluíram... Como será que teria ficado?

Remake da canção feito em 2004, com a participação do PR: 


Nenhum comentário: